Ingá Capoeira História

AddThis Social Bookmark Button

 

Associação Ingá Capoeira.
 
 Fundada pelo MESTRE PERNA em 22 de janeiro de 1999.
 


Fundada e presidida pelo MESTRE PERNA, a Associação Ingá Capoeira vem desenvolvendo ao longo desses 11 anos de existência um trabalho de grande reconhecimento e uma personalidade capoeiristica impar, buscando em diversas fontes referencias para o desenvolvimento de seu estilo e influenciando diversas pessoas pôr seu estilo diferenciado de capoeira.
A Ingá Capoeira conta com um conselho formado pôr seus membros mais antigos: Professor Batata e Professor Vavá. Com o objetivo de traçar metas e tomar decisões para o crescimento do grupo. Sendo sempre a palavra final do Mestre devido a sua experiência e vivência de mais de 25 anos de capoeira.

 

O Ingá  surgiu em 22/01/1999, a partir da necessidade de se adquirir mais conhecimento e evoluir tecnicamente, buscando-se ampliar os horizontes dentro do Mundo da Capoeira. Tudo sempre dentro da "política de se fazer amizades". O grupo foi idealizado pelo Prof. Perna em 1997, o que serviu de laboratório para a implantação definitiva do Ingá perante a sociedade capoeirística no ano de 1999. A partir da fundação, os integrantes do Ingá passaram a viajar pelo Brasil e pelo mundo, ministrando oficinas e workshops, e difundindo nossa Capoeira: Israel (1999 a 2004), Estados Unidos (2003), Espanha (2004). Sempre fazendo-se intercâmbio intenso e produtivo.
 
 
Em paralelo a estas viagens, o Ingá  sempre buscou esta em contato com grupos que se identificasse com o trabalho e filosofia do Ingá. Dentre os Estados, destacam-se o Rio de Janeiro, Goiás, Minas Gerais e Ceará. No ano de 2001 lança-se o CD Ingá Capoeira Vol.I, que contou com alguns convidados especiais: C.M Esquilo (Sete Lagoas), Muralha e Mestre Zambi (São Paulo). No ano de 2005 o CD Ingá Capoeira Vol.II, mais maduro e contou também com alguns convidados: C.M Gaguinho (Grupo Candeias) e Carolina Soares. 
O Grupo foi, durante algum tempo, supervisionado por Mestre Lobão de São José dos Campos. O Ingá manifesta grande respeito, admiração e agradecimento à diversos "Mestres orientadores", dentre eles o Mestre Suíno-GO, o Mestre Zambi-SP, o Mestre Suassuna-SP, o Mestre Pequinês-GO, Mestre Igor-DF e C.M Paulo Renato-SP entre outros.